O Ministério Público do Trabalho (MPT) possui um projeto de cartilhas-gibi que explicam de maneira simples e didática temas e situações pertinentes ao mundo do trabalho. A edição número 34, por exemplo, trata da importância do Movimento Sindical na conquista e na manutenção de Direitos trabalhistas. Incentivando novas filiações aos Sindicatos a partir de um entendimento da necessidade e da relevância da luta das categorias organizadas.

Por meio de ilustrações e textos objetivos, a publicação busca conscientizar a sociedade da importância da organização dos trabalhadores e trabalhadoras em sindicatos e organizações que busquem a defesa de seus direitos. Esses tipos de organização são constitucionalmente garantidas nos incisos IV, IX, XVII, XVIII do art.5° da Constituição Federal, e da liberdade sindical, assegurada no art.8° da caput da Carta Magna de 1988.

Na história, Douglas é convencido pelo colega, Silas, a participar de uma assembleia sindical. Ao convidá-lo, Silas faz uma retrospectiva histórica do processo de formação sindical no Brasil e na Europa. O gibi traz outras representações como a cor lilás, que é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Na edição número 6 o tema abordado é o Assédio Moral. Na história acompanhamos Carlos no dia a dia em seu estágio descobrindo que nem sempre as pessoas encontram um ambiente de trabalho bom e saudável.

Carlos vai sentir isso na pele, seu sonho era um estágio em administração, mostrar seu potencial e quem sabe assumir em definitivo um cargo na empresa, mas acaba relegado a servir café para seus superiores. Em uma conversa com Larissa desabafa o que vem acontecendo e com a ajuda dela descobre que ele e outras pessoas no trabalho estão sendo vítimas de assédio moral.

Já são 37 edições da série MPT em Quadrinhos!

Confira mais em: http://www.mptemquadrinhos.com.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here