A Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai implementar uma série de ações com o objetivo de preservar e promover a saúde mental dos membros e servidores do Ministério Público brasileiro. O projeto foi anunciado pela conselheira Sandra Krieger, presidente da Comissão, durante a sessão plenária de terça-feira, 22 de setembro.

Segundo a conselheira, na busca pela realização de seus objetivos institucionais, a Comissão se deparou com o desafio de contribuir com o enfrentamento do problema. “São impactantes os dados iniciais sobre o suicídio no sistema de Justiça, incluindo integrantes do MP, e elevados os índices de afastamentos por afetação da saúde mental de membros e servidores”, explica Krieger na proposta. A iniciativa faz parte do Plano Diretor da unidade para o biênio 2020/2021, que definiu como objetivo de contribuição a missão de fomentar uma política continuada na área.

O trabalho teve início por meio da elaboração um diagnóstico inicial, em que estão sendo levantados dados sobre o assunto junto às unidades do MP em todo o país. Em seguida, a Comissão irá elaborar uma cartilha de sensibilização, com informações sobre o tema e fomento ao engajamento dos membros e servidores ao programa.

Como terceira etapa, o projeto prevê a aplicação de um questionário. “Nós sabemos que esse assunto é difícil de ser abordado. Dessa forma, vamos aplicar um formulário, elaborado por especialistas, com garantia de sigilo e anonimato aos respondentes”, explica a conselheira.

Por fim, será realizada a publicação dos resultados e a divulgação do panorama nacional identificado. Todo esse trabalho culminará na elaboração da Política Nacional de Saúde Mental do Ministério Público, com princípios e diretrizes para nortear a atuação estratégica do MP na área.

A FENAMP e a ANSEMP já estão estudando formas de atuação junto à Comissão, a fim de estabelecer o diálogo sobre o tema com os conselheiros e levar dados sobre o tema produzidos nos estados. 

Fonte: Ascom CNMP. Editado por Ascom FENAMP/ANSEMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here