O Fórum Permanente dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) lançou ontem (23/10) a campanha “#VocêPrecisaSaber” de valorização do serviço público frente à reforma administrativa (PEC 32/2020) proposta pelo governo federal. Durante o dia foram realizados atos performáticos com apresentações artísticas, distribuição de panfletos e projeções em prédios. A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional das entidades e continuarão nos próximos meses em todo o país.

As atividades começaram no início da manhã nas Barcas (Praça XV) com um carro de som dialogando com a sociedade carioca, além da realização de uma apresentação musical e circense durante a entrega de informativos para a população. Os integrantes do FOSPERJ também passaram pela Alerj para somar forças aos protestos dos servidores da área da saúde antes da votação de impeachment do governador Wilson Witzel. No final da tarde o ato se encerrou na Central do Brasil junto a outros movimentos alertando os trabalhadores sobre as ameaças da reforma administrativa em relação aos serviços oferecidos à sociedade, além da realização de projeções em edifícios nos prédios da cidade com cards e vídeos da campanha.

O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre a importância e qualificação dos servidores públicos na prestação de serviços essenciais à sociedade. Trata-se de direitos fundamentais dos cidadãos que serão ameaçados no acesso às suas necessidades básicas, como o atendimento hospitalar público. De acordo com Flávio Sueth, presidente da Assemperj e interino da Ansemp, a campanha traz uma narrativa diferente do que vem sendo construído pela mídia, que tem defendido a reforma como extremamente necessária e que vai combater privilégios.

“Precisamos dialogar com a sociedade sobre o perigo que é essa reforma, principalmente para o Estado brasileiro que tanto precisa de serviços públicos para a nossa sociedade. Ao invés de a gente ampliar o acesso aos serviços, sobretudo num momento de pandemia e dificuldade econômica, estamos preconizando cada vez mais os serviços e servidores públicos. Por isso, trazemos uma campanha de conscientização”, afirmou.

No próximo dia 30 haverá uma mobilização em todo Brasil, e no Rio de Janeiro a concentração será às 16h na Cinelândia, no centro da cidade. Em breve divulgaremos mais informações sobre as atividades e pedimos a todos que acompanhem as orientações e coberturas nas nossas redes sociais. Informamos ainda que o FOSPERJ lançou uma plataforma de envio de e-mails (https://www.fosperjnaluta.com.br/reformaadministrativa/) aos deputados federais para pressioná-los a votarem contra a PEC 32/2020 na Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here