O Dia do Servidor Público deste ano será marcado por manifestações em todo o país contra a proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, da Reforma Administrativa. Atividades de rua já estão confirmadas em, ao menos, 14 estados. As entidades estaduais filiadas à FENAMP e à ANSEMP estão na linha de frente da organização das manifestações em diversas localidades. 

No Amapá, o SINDSEMP-AP participa de uma carreata, que terá início às 16h, com concentração na Praça da Bandeira, em Macapá. Na Bahia, foi convocada uma manifestação híbrida (presencial e virtual), para às 9h, na Praça da Piedade, em Salvador. No Distrito Federal, às 9h, ocorre um ato público em frente à Direção Central do INSS e ato no Ministério da Economia Bloco C. 

Em Goiás,  uma carreata irá sair do Terminal Padre Pelágio, em Goiânia, às 9h. Às 16 h, as entidades locais promovem uma live com transmissão pelo Facebook do Fórum Goiano. No Mato Grosso, a carreata contra a Reforma Administrativa terá concentração na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, às 14h30. No Mato Grosso do Sul, um ato está marcado em  Campo Grande, com ponto de encontro na na Rua 14 de Julho, esquina com a Barão do Rio Branco, às 9h. 

No Pará, uma manifestação será realizada em frente ao Mercado de São Braz, em Belém, às 09h. Na Paraíba, a manifestação será em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis, centro da cidade, às 9h. No Paraná, o ato da capital, Curitiba, será em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, às 9h. Também ocorrem manifestações na Boca Maldita, em Cascavel, e em Frente à Prefeitura de Londrina. 

Em Pernambuco, uma manifestação com carro de som, panfletagem e  caminhada está marcada para às 14h30, na Av. Guararapes, em Recife. O diretor Financeiro do SINDSEMP-PE, Fernando Ribamar, convoca para as manifestações no estado: “Convocamos toda a sociedade e, especialmente, todas e todos servidores públicos a participarem do dia nacional de lutas em defesa do serviço público. Somos nós que prestamos à população os serviços públicos que são essenciais para o bem-estar da sociedade”. 

No Rio de Janeiro, a manifestação terá início às 16h, na Candelária. O ato irá caminhar em direção à Cinelândia, com carro de som e panfletaço.  “Mais uma vez os servidores do estado do RJ irão às ruas para mostrar à sociedade a gravidade dessa Reforma Administrativa. Sob a falsa narrativa de combate de privilégios e melhoria do serviço público, querem terminar com todo o avanço que a sociedade brasileira construiu após a constituição de 1988. Na prática, haverá a ampliação da corrupção e da privatização dos serviços mais básicos”, avalia o presidente da Assemperj/Sindsemp-RJ, Flávio Sueth.

No Rio Grande do Sul, a Frente dos Servidores Públicos do estado, coletivo do qual o SIMPE-RS faz parte, realiza um ato unificado em frente à Prefeitura de Porto Alegre, às, 14h. Mais cedo, às 11h, a Frente promove uma coletiva de imprensa. “O momento é gravíssimo. Talvez seja o maior ataque ao serviço público desde a redemocratização. Não basta ficarmos protestando nas redes sociais, é realmente necessário sairmos às ruas e darmos um recado alto e claro de que não aceitaremos essa reforma”, convoca o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates. Em Santa Maria (RS), uma carreata irá sair da Avenida Roraima na UFSM), às 13h30. 

Em Santa Catarina, a manifestação será em Florianópolis, na Catedral, às 10h30.  Além disso, o SIMPE/SC participa de uma atividade online promovida Procuradoria-Geral de Justiça de Santa Catarina. Em Joinville, a manifestação será na Praça da Bandeira, a partir das 17h.

Em São Paulo, na Capital o ato com panfletagem será na  Praça da Sé, às 16 horas. Em Campinas, a manifestação será no Largo do Rosário, às 16h. Já na Baixada Santista, diversas atividades estão previstas ao longo do dia: Panfletagem (12h) e caminhada (14h) em Cubatão. A manifestação unificada será às 18h em Santos, na estação Cidadania, Av Ana Costa, 340. 

No Sergipe, o SINDSEMP-SE divulgou outdoors contra a Reforma Administrativa e fará, postagens em redes sociais, além do lançamento de informativo virtual sobre a campanha contra o assédio moral e envio de e-mails para parlamentares sergipanos sobre a campanha contra a reforma administrativa.

Nacionalmente, estão previstos dois tuitaços, às 10h e às 17h, com a hashtag #EuDefendoServicosPublicos. 

A ANSEMP convoca a todas e todos a participarem das atividades nos seus estados e se engajarem nas campanhas virtuais de enfrentamento à Reforma Administrativa.

Participe, use máscara e mantenha distanciamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here