Como alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?

Muitos servidores públicos e trabalhadores em geral passam horas de seus dias numa mesa de escritório, seja num ambiente comercial ou em uma repartição pública. Com isso, é comum não conseguir encontrar uma justa medida entre trabalho e casa, e, com isso, prejudicar a qualidade de vida nos dois ambientes.

É possível manter um equilíbrio entre a vida no trabalho e a vida em casa?

Aqui estão suas 20 ótimas dicas para alcançar e manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Estabeleça prioridades para o seu tempo

Para ter uma vida com mais qualidade, é preciso aproveitar bem o seu tempo. Você pode ter uma lista de afazeres com 50 tarefas, portanto, você precisa priorizar essas tarefas em categorias para conseguir finalizar a maior parte das pendências que gostaria. Elas são:

  1. Urgentes
  2. Importante
  3. Não é urgente nem importante.

Com isso, você consegue usar o seu tempo da melhor maneira e se sentir mais produtivo em casa e no trabalho.

Descubra em qual horário você funciona melhor

Se você é uma pessoa que se sente mais produtiva durante a manhã, atribua tarefas difíceis e de alta concentração para as manhãs. Não deixe as tarefas duras para a noite e vice-versa.

Tire um tempo para você

Quando surgem problemas pessoais, pode ser tentador enterrar-se em seu trabalho. Com isso, misturar trabalho e vida pessoal pode se tornar tentador. Não faça isso. Se você não tiver tempo para sua vida pessoal – seu tempo “eu”, incluindo sua família e sua saúde – você não terá um trabalho para onde voltar.

Seu horário de trabalho é seu horário de trabalho

Para encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, é preciso ter definido as horas de trabalho, e se manter dentro desse período para fazer tarefas relacionadas ao trabalho.

Defina horas de trabalho para si mesmo e faça tudo o que estiver ao seu alcance para se agarrar a elas. Caso contrário, antes que você perceba, você estará trabalhando até a meia-noite todas as noites.

Planeje suas finanças

Para encontrar equilíbrio, também é preciso dedicar atenção às suas finanças para se sentir confiante sobre sua vida financeira, e no controle de seus rendimentos.

Para fazer isso, você pode baixar aplicativos de finanças em seu celular. Há centenas de opções disponíveis para iOS e Android, como o Mobills e o Minhas Economias.

Gerencie seu tempo a longo prazo

Crie uma linha do tempo de suas atividades. Programas de computador específicos podem ajudar com isso, ou você pode personalizar sua própria planilha Excel ou tabela do Word.

Coloque as datas no topo e as atividades ao lado. Dividir cada tarefa em componentes.

Incluir compromissos familiares – tais como feriados, festas de aniversário, etc. – para não esquecer que você não está disponível para trabalhar nesses dias.

Torne seu espaço de trabalho melhor

Quer você trabalhe em casa por meio de home office ou teletrabalho, quer você trabalhe fisicamente com seus colegas em um escritório, parte do equilíbrio para uma vida com mais qualidade vem de transformar o ambiente em que você trabalha num lugar aconchegante.

Invista em itens decorativos que te façam sentir mais à vontade, objetos que lembrem você de sua família, música confortável para os seus ouvidos e os de seus colegas.

Isso inclui a obtenção de uma cadeira confortável, um teclado ergonômico, um suporte para o seu laptop, etc.

Uma avaliação ergonômica de seu espaço de trabalho vale cada centavo.

Exercite-se

É fácil cancelar o ginásio, a corrida noturna ou a aula de ioga porque você chegou cansado do trabalho ou há uma tarefa inadiável para ser cumprida.

Em vez disso, assegure-se de que seja dada tanta prioridade ao exercício quanto a seus clientes e a ganhar dinheiro. Um corpo saudável significa uma mente fresca, o que significa que você funcionará melhor e completará as tarefas em menos tempo.

Dê tempo para algo que você ama – além do trabalho – e dê-lhe o tempo que merece. Ele irá energizá-lo e refrescá-lo, e lhe permitirá alimentar o pensamento criativo que é essencial para todo dono de negócio

Faça o que você gosta

Finalmente, quando estiver em casa, fora do ambiente de trabalho, invista em atividades que te trarão paz de espírito e felicidade: assistir filmes, ouvir música, preparar um bom jantar ou estar com seus familiares.

Gostou?

Siga o Sindsemp-Ma nas redes sociais e acompanhe todas as nossas ações. Compartilhe com seus colegas servidores e nos conte se você conseguiu aplicar alguma dessas dicas na sua vida.

Sindsemp-MA: estamos sempre com você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here