A FENAMP e a ANSEMP promoveram, de 22 a 26 de fevereiro, a Semana de Combate à LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A ação foi pensada para chamar a atenção para o Dia Mundial de combate a essas doenças, lembrado no dia 28 de fevereiro.

Além disso, o objetivo da iniciativa foi fornecer subsídios para que a categoria adquira hábitos saudáveis, prevenindo dores e desconfortos e até doenças relacionados ao trabalho.

Dentre as atividades promovidas pelas entidades nacionais, foram produzidos 6 (seis) vídeos de ginástica laboral e orientações de postura, além da distribuição de cartilhas e display para as entidades de base, compartilharem com seus respectivos representados. Os vídeos ficaram disponíveis nas redes sociais da FENAMP e da ANSEMP e também no canal do Youtube da FENAMP.

Confira a série de vídeos de ginástica laboral e pratique!

Ginástica Laboral Preparatória

O objetivo desta aula é preparar o corpo e a mente para um dia de trabalho saudável e evitar dores e desconfortos.

Ginástica Laboral Compensatória

Esta aula tem o objetivo de ajudar a sair das posições mais adotadas durante o dia de trabalho e realizar exercícios que se oponham a essas posições e aos movimentos mais frequentes, como forma de compensar o uso excessivo de determinadas estruturas. Esses exercícios também auxiliam a atividade circulatória, que é muito importante para quem trabalha muito tempo em pé ou muito tempo sentado.

Ginástica Laboral de Relaxamento

Esta aula apresenta técnicas de automassagem que podem ajudar no alívio de tensões e uma técnica respiratória que age no organismo, ajudando a diminuir o stress e a ansiedade. Geralmente, essa prática é realizada nos últimos minutos do expediente, como uma forma de começar a tirar a mente do ambiente de trabalho, mas pode ser feita a qualquer momento.

Ginástica Laboral de Fortalecimento

Exercícios de fortalecimento são fundamentais para uma postura mais harmônica e mais saudável. Eles ajudam a manter um equilíbrio entre as tensões musculares, o que pode evitar o aparecimento de dores e desconfortos. Esses exercícios podem, ainda, diminuir a fadiga, melhorar a função das articulações e diminuir a percepção de dor. O indicado é realizar esses exercícios de 2 a 3 vezes por semana.

Ginástica Laboral de Coordenação

Esta aula serve para trabalhar coordenação. Esses exercícios podem ser realizados antes do início do trabalho, com o objetivo de começar a colocar a mente em um estado de atenção e foco. Também podem ser feitos durante o expediente, em uma pausa específica para a prática de ginástica laboral. Nesse caso, você vai conseguir afastar a mente do trabalho por alguns minutos, já que esses exercícios exigem total atenção durante a sua realização. Isso faz com que você retorne ao trabalho com mais motivação e atenção!

Ergonomia no Trabalho

Neste vídeo de encerramento da nossa Semana de Combate à LER/DORT, foram apresentadas algumas dicas para melhorar a ergonomia e a postura durante o expediente, além de te ajudar a construir uma rotina de trabalho mais saudável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here