Nós, servidoras e servidores dos Ministérios Públicos brasileiros, reunidos em São Paulo no Encontro Nacional de Servidores do Ministério Público, aprovamos a presente moção de repúdio diante da tentativa de perseguição política sofrida pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), promovida por setores retrógrados que visam à cassação de seu mandato parlamentar.
O deputado Glauber Braga tem se notabilizado por sua postura firme, corajosa e combativa em defesa do serviço público, dos servidores públicos, da democracia e da soberania popular. Sua atuação no Congresso Nacional representa, há anos, a voz de milhões de brasileiras e brasileiros que lutam por justiça social, respeito aos direitos constitucionais e valorização do funcionalismo público.
A tentativa de cessação de seu mandato constitui uma afronta ao Estado Democrático de Direito e configura grave atentado à livre atuação parlamentar, garantida pela Constituição Federal. Tais ataques não se voltam apenas contra um parlamentar legitimamente eleito, mas contra toda a sociedade civil organizada que resiste à destruição dos direitos coletivos e das instituições republicanas.
Reafirmamos nosso total repúdio a quaisquer formas de perseguição política e manifestamos nossa irrestrita solidariedade ao deputado Glauber Braga, reafirmando o compromisso dos servidores do Ministério Público com a democracia, o respeito às garantias constitucionais e a defesa intransigente do serviço público como instrumento de promoção da cidadania e da justiça social.
São Paulo, 14 de abril de 2025
Encontro Nacional de Servidores do Ministério Público