A FENAMP e a ANSEMP vão promover, no dia 23 de setembro, o Dia Nacional de Mobilização por Saúde Mental no Ministério Público Brasileiro. A data foi escolhida porque deve ser o dia de homologação da resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que estabelece diretrizes para as Comissões de Prevenção a Situações de Risco à Saúde Mental e para sua atuação no combate à violência, aos assédios sexual e moral e à discriminação no âmbito do Ministério Público.
A resolução, aprovada no final de agosto, representa um avanço histórico para a proteção e promoção da saúde mental dos servidores e membros do MP. Para reforçar a importância da efetiva implementação dessas diretrizes nos Ministérios Públicos estaduais, a mobilização do dia 23 será organizada simultaneamente em todos os estados.
As entidades nacionais convidam os sindicatos estaduais a realizarem ações de engajamento, como panfletaços, assembleias e registros fotográficos da categoria reunida em apoio às políticas de saúde mental no MP.
“Queremos mostrar que a categoria está atenta e mobilizada para que essa resolução não fique apenas no papel. A saúde mental no Ministério Público é uma pauta urgente, e a participação de cada sindicato será fundamental para sensibilizar as administrações estaduais”, destaca a presidenta da ANSEMP e coordenadora executiva da FENAMP, Vânia Leal.
A FENAMP e a ANSEMP reforçam que o Dia Nacional de Mobilização por Saúde Mental será um momento estratégico para pautar o tema e pressionar por mudanças concretas para um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e respeitoso em todo o país.