Como parte dos trabalhos desenvolvidos em prol da implantação de uma Política de Atenção a Saúde Mental, no âmbito do Ministério Público brasileiro, a FENAMP participou, no último sábado (06), do Encontro do Coletivo Nacional de Saúde da FENAJUFE (ConSaúde). A coordenadora executiva Erica Oliveira abordou o tema da saúde mental e falou sobre a campanha UrgenteMENTE, realizada pela FENAMP em parceria com a ANSEMP e SindMPU.

A coordenadora levou dados da pesquisa “Atenção à Saúde Mental de Membros e Servidores do Ministério Público: Fatores Psicossociais no Trabalho no contexto da pandemia de Covid-19”, realizada pelo CNMP em 2021 e que trouxe o diagnóstico real a respeito do adoecimento dos servidores e membros da instituição.

Os resultados revelaram que 85,6% dos participantes estavam em risco de adoecimento mental. Esses resultados foram base para proposição de uma Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental no âmbito do Ministério Público Brasileiro pela Comissão de Saúde do órgão. Apesar da urgência da aprovação da proposta de resolução, o tema está parado no CNMP. 

Para a coordenadora da FENAMP o intercâmbio entre as entidades do Sistema de Justiça é fundamental e a dirigente disse esperar novas parcerias na área de saúde entre as entidades: “A parceria com outras entidades nacionais é sempre muito importante. E, nesse caso em especial, por se tratar do tema Saúde Mental, será mais um grande passo que as entidades darão em defesa das categorias representadas”.

Confira a fala da Erica Oliveira no ConSaúde:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *