O Dia do Trabalhador é uma data que remonta ao final do século XIX. Ele teve sua origem em uma manifestação em Chicago, nos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886, que tinha como objetivo lutar pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. O movimento grevista, liderado por trabalhadores anarquistas e socialistas, resultou em confrontos com a polícia e a morte de diversos trabalhadores.

Apesar da repressão, a luta dos trabalhadores de Chicago inspirou movimentos operários em todo o mundo. Em 1889, a Segunda Internacional, organização que reunia partidos socialistas e trabalhistas de diversos países, decidiu instituir o 1º de maio como o Dia Internacional do Trabalhador, em homenagem aos trabalhadores de Chicago.

Só a luta muda o mundo

Ao longo dos anos, a luta dos trabalhadores resultou em importantes conquistas, como a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, em 1943, que estabeleceu uma série de direitos e garantias trabalhistas, como jornada de trabalho de 8 horas diárias, férias remuneradas, 13º salário e outros benefícios.

Recentemente, os servidores públicos do Brasil protagonizaram uma importante campanha contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que previa a reforma administrativa.

O funcionalismo público, incluindo a FENAMP e a ANSEMP, se mobilizou em uma campanha nacional, que incluiu manifestações, paralisações e pressão sobre os parlamentares. A PEC 32/2020 está parada e deve ser retirada da Câmara graças à luta dos trabalhadores.

Esse exemplo recente demonstra que a luta dos trabalhadores continua sendo necessária para garantir direitos e melhorias nas condições de trabalho e vida.

Também precisamos lutar pela revogação de medidas nefastas aos trabalhadores e que foram aprovadas pelos últimos governos, como as reformas da Previdência, Trabalhista e do Ensino Médio. Além de garantir todo apoio à demarcação das terras indígenas e quilombolas.

É através da organização e da luta que os trabalhadores podem resistir e avançar na direção da emancipação e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *