A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais – FENAMP e a Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público – ANSEMP afirmam com veemência o mais absoluto repúdio aos atos antidemocráticos e antipatrióticos ocorridos na tarde de hoje, em Brasília, praticados por delinquentes contrários aos Poderes constituídos da República Federativa do Brasil.
É urgente que sejam apuradas as responsabilidades dos agentes de segurança pública, cuja negligência propiciou que as sedes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo fossem depredados em um atentado à ordem constitucional vigente.
É premente a prisão e responsabilização criminal dos praticantes de tais atos, cuja premeditação, organização e financiamento denotam a intenção de seguirem atentando contra a democracia brasileira.
A FENAMP e a ANSEMP se somam a todas as forças da sociedade que atuam na defesa do Estado Democrático de Direito e convocam suas entidades filiadas a fazerem o mesmo, no âmbito dos estados.
Brasília, 8 de janeiro de 2023.