Geni que o diga!*

Por Samara Coelho de Oliveira**

Chico entregou história e melodia ao cinismo requintado que o Brasil carrega em sua essência.

Nascer mulher nos trópicos tupiniquins é por si só um ato de coragem, obrigatoriamente você terá que ser mais forte para não sucumbir. Por aqui desvirtuar direitos, brutalizar corpos e ofender intimidades é esporte tão popular quanto o futebol.
Por mais íntegra que você acredite ser a sua passagem por essa vida, aqui não há como sair ilesa. Em algum momento, percebendo ou não, teremos nosso gênero sendo deslegitimado, e pior, violentado.

Perspectivas são violadas ao nos reduzirem a úteros, troféus, fragilidades, onde cabe potencial, inteligência, racionalidade.
O Brasil é tão cruel com as mulheres que ouso dizer que a desventura de Geni poderia ter sido bem pior (dados indicam que no Brasil uma mulher é vítima de feminicídio a cada 7 horas). E piora quando avistamos os comandantes saindo triunfantes em seus Zeppelins prateados.

Sei que esse texto soará ácido, mas são tantos os aspectos tenebrosos que o patriarcado nos impõem que não daria para ser diferente, não posso me pretender poética diante dos fatos que nos deparamos dia após dia. Impossível amolecer sensações, ao contrário, enrijeço-as. Elas latejam angústia e medo.

Se você lendo a coluna agora me chama de exagerada, realmente sou, afinal já extrapolei para mais de 30 a quantidade sugerida de 200 palavras para essa publicação.

*Referência a canção Geni e o Zepelim, de Chico Buarque.

**Samara Coelho de Oliveira, Assistente-técnico-administrativo do MPBA, desde 2010, lotada na Promotoria da Infância e Juventude de Feira de Santana-BA. Formação incompleta no curso de Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana. Nenhuma pretensão literária, apenas emito, de forma recorrente, ordens de despejo aos meus pensamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *