Os servidores públicos conseguiram uma importante vitória junto ao Governo Lula neste início de mandato. Após reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comandado pela ministra Esther Dweck, emitiu um ofício se comprometendo a atuar junto ao Congresso Nacional para a retirada da PEC 32/2020, da Reforma Administrativa de Bolsonaro.

A proposta foi apresentada pelo governo anterior, em setembro de 2020, e teve forte resistência das entidades sindicais ligadas ao setor público. A FENAMP e a ANSEMP, juntamente com outras federações, realizaram uma campanha nacional, com forte investimento das entidades, para combater a proposta e desconstruir o discurso do então ministro da Economia, Paulo Guedes, de que aquela reforma administrativa seria melhor para os servidores e para os usuários dos serviços públicos.

Graças à força das campanhas que foram realizadas contra a PEC 32, ela não chegou ao Plenário, apesar de ter sido aprovada em duas comissões na Câmara dos Deputados. O objetivo agora é o arquivamento definitivo da proposta e é esse o compromisso do governo Lula, que irá buscar a retirada do projeto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *