A FENAMP e a ANSEMP encaminharam ofício ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitando o empenho do senador pela aprovação do Projeto de Lei Complementar n° 4, de 2022. De autoria do senador Alexandre Silveira (PSD/MG), o projeto visa alterar a Lei Complementar nº 173/2020 para permitir a incorporação aos vencimentos dos servidores públicos dos benefícios associados ao tempo de serviço exercido entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. O projeto, contudo, proíbe pagamentos retroativos referentes a este período. 

Conforme resposta recebida do Gabinete do presidente, a solicitação foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa para fins de ciência e eventual encaminhamento à Comissão atinente.

A apresentação do PLP nº 04/2022 se deu após o Senado aprovar o PL nº 150/2020, que garantiu aos servidores da saúde e segurança pública o pagamento de direitos suspensos durante o período da pandemia. 

De acordo com a LC nº 173/2020, foram proibidos até o fim de 2021 não somente os pagamentos de benefícios ligados ao tempo de serviço e de aumento de salários, mas também a contagem do tempo para pagamentos futuros. Entre esses benefícios ligados ao tempo de serviço estão anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio.

Além de enviar o ofício para Pacheco, as entidades também encaminharam um modelo de documento para que os sindicatos e associações estaduais também protocolem no Senado, a fim de reafirmar o interesse da categoria na aprovação da matéria. 

A ação dá encaminhamento ao Plano de Lutas que foi aprovado durante o Encontro Nacional dos Servidores do MP de 2022, que aconteceu em março em Brasília.

Consulta Pública

Uma consulta pública sobre a aceitação do projeto já está aberta no site do Senado. A enquete tem o objetivo de avaliar a percepção da população sobre a proposta e pode ser decisiva na opinião dos parlamentares. A FENAMP e a ANSEMP defendem essa proposta e já incluíram em sua pauta de trabalho de 2022, como destaca a Coordenadora da FENAMP, Erica Oliveira, “É muito importante a nossa mobilização, para que esse projeto seja aprovado e nossos direitos, suspensos pela LC 173/2020, sejam assegurados. Uma contribuição simples, porém valorosa é votarmos a favor do PLP nº 04/2022, na Consulta Pública que está sendo realizada pelo Senado“.

Faça sua parte! Vote a favor do PLP 4/2022 no site do Senado Federal!

Confira a íntegra do ofício protocolado:

Confira a resposta do Gabinete:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *